top of page

Minicurso 1

A escrita literária na África de língua portuguesa do século XX

Bruna Carolina de Almeida Pinto  

Doutoranda UNESP/FCL-Assis

Clauber Ribeiro Cruz  

Doutorando UNESP/FCL-Assis

 

Com a finalidade de apreender uma importante fase da escrita literária em prosa e poesia dos países africanos de língua oficial portuguesa, este minicurso visa apresentar algumas produções significativas da ficção angolana, cabo-verdiana e moçambicana do século XX, destacando autores como: Luandino Vieira, Agostinho Neto, Oscar Ribas (Angola); Jorge Barbosa, Vera Duarte, Baltasar Lopes (Cabo Verde); Noémia de Sousa, José Craveirinha e Mia Couto (Moçambique). Deste modo, pretendemos evidenciar as principais características, autores e obras que atuaram nesses momentos decisivos para o processo de consolidação dessas literaturas como expressões nacionais, apontando as relações entre texto e contexto, nação e narração, forma e conteúdo, condensadas em um tipo de escrita que encontra na palavra um espaço de re-existência em face das amarras do colonialismo.

Minicurso 2

África fantástica: as narrativas de Na Berma de Nenhuma Estrada e o Real - Trágico em Mia Couto

Fabiana Miraz de Freitas Grecco

Doutora UNESP/Assis

 

A partir das narrativas curtas de Na berma de nenhuma estrada (Cia das Letras, 2015), do escritor moçambicano Mia Couto, propomos a leitura de uma África que não abandona o trágico cotidiano, mas transforma-o por meio da palavra“amagicalizada”, configurando um realismo fantástico próprio daquele continente, que é chamado pelo autor de “realismo animista”. Com isso, objetivamos expor que as questões pontuais da situação econômica, política, religiosa, social da África nas narrativas de Couto são retratadas pela ótica fantástica, sem que percam a denúncia, mas convidando o leitor a enxergar o cerne dessas situações. Assim, o encontro propiciado pelo minicurso tem a finalidade de mostrar como o autor transita entre realidade e fantasia e com isso faz coexistir no texto realidades distintas que ao invés de encobrir ou dificultar o entendimento, desnuda a realidade trágica e muitas vezes cruel da sociedade em que vivemos.   

Minicurso 3

Letras e missões: a influência da educação missionária na articulação de redes político-intelectuais sul-africanas, 1880-1930.

Raquel Gryszczenko Alves Gomes

Doutora em História / UNICAMP

 

Neste minicurso, serão discutidas as formas de articulação de uma elite intelectual e política sul-africana constituída no espaço das missões - destacando como principais pontos sua atuação na imprensa e na literatura, por exemplo, e a visibilidade que conseguiram dar à luta contra as políticas de segregação que ganhavam força no território sul-africano entre as décadas finais do século XIX e início do século XX. Esta elite intelectual e política, que contava com nomes como os de John Dube e Sol Plaatje, esteve à frente da fundação do South African Native National Congress em 1912 - que, anos mais tarde, se tornaria mais conhecido como o African National Congress, o ANC.

bottom of page